terça-feira, 22 de abril de 2014

Sala de cara nova!

Pois é, mudar todo mundo quer, mas dinheiro que é bom pra tanto bom gosto fica difícil! É por isso que eu resolvi mudar a cara da minha sala de estar sem gastar muito!
Vejam abaixo o passo a passo!

Já vou começar pedindo desculpas porque não tirei foto de todos os ângulos da sala antes da repaginada. Estava tão empolgada que deixei passar, mas eu tinha algumas fotos antigas que acho que vão servir.



Quando mudamos, ganhei este armário da vózinha do meu marido e como achei ele muito funcional e bacana para a minha sala, resolvi investir na decoração em tons de verde baseada nele. Combinou e ficou bem legal a sala. Mas sabe como é...cansei rs

Pensei muito na mudança porque eu sabia que algumas coisas eu não poderia mudar - sofá preto e os móveis e o rack preto e branco. Então precisei escolher uma paleta que pudesse acompanhar esses itens que eu não conseguiria mudar tão facilmente... pelo menos não neste momento!

Achei essas cores abaixo bem lindas, principalmente os tons de cinza e esse azul turquesa (2).



Definidas as cores, comecei pelo armário da vovó, peça central da decoração!
Desmontei tudo primeiro. Puxadores, dobradiças... deu um trabalhão porque tinha muita coisa enferrujada e parafusos velhos. 


Pensei primeiro em usar papel de parede, mas como é absurdamente caro, então fui no Brás e escolhi um tecido grosso de forração de sofá mesmo e me informei como aplicar na fórmica do armário. E surpreendam-se, é só cola branca!!


Passei a cola branca, colei o tecido e deixei sobrinhas de tecido para que o acabamento ficasse melhor nos cantos da porta. Usei fita crepe para segurar tudo no lugar até secar.


Levei o tecido na loja de tintas e mandei fazer essa cor - Azul do Jarro - que tem o mesmo tom de cinza azulado do tecido. Usei a tinta para pintar a frente e a lateral, para a estampa só ficar nas portas mesmo.


A tinta tem acabamento acetinado e fica linda quando seca. Confesso que ficou um pouco mais roxinha do que eu imaginava, mas no conjunto ficou bem bonito!



Para os puxadores, primeiro eu desmontei, lavei e passei tinner para tirar qualquer tipo de gosdura que pudesse estragar a pintura.


Para pintar usei um Primer cinza. É uma tinta automotiva que tem ótima aderência e um acabamento fosco que parece emborrachado, eu adorei!


Depois de dobradiças e parafusos novos, o armário ficou bem fofo!
 
Ainda vou definir uma cor para este espelho... não acho que tenha combinado muito, mas como eu já pintei ele uma vez, quero pensar bem na cor antes.



Na decoração aproveitei umas coisinhas a acrescentei outras.
Ganhei esta luminária linda da minha madrinha. Coloquei ela em destaque no aparador e comprei almofadas da cor dela, além de uma estampada pra dar uma colorida.


Em cima do aparador coloquei uns porta retratos que ganhei de aniversário, também puxando para o azul turquesa.



Esse porta retrato de coração era em tons de cinza e beje, usei uma mistura de cores mais alegres para combinar com a nova cara: Azul, cinza e turquesa.



Essa caixinha de madeira era de um brechó, tinha uma rosa desenhada na capa. Usei esse tecido que imita azulejos e passei cola branca para impermeabilizar.



A sobra do tecido das portas do armário ainda serviram para fazer duas almofadas novas.


Junto com o bambu, coloquei alguns vidros verdes que eu já tinha e um cinzeiro de porcelana velho que eu pintei com a mesma tinta azul em spray do porta retrato.


A cestinha também entrou na dança! Tinta spray azul e ela ficou linda e nova! Junto com as garrafinhas retrô que eu já tinha deram um ótimo enfeite de centro de mesa.


Sala renovada com apenas R$100,00. Troquei o tapete também ele era de sisal beje e estava destoando de tudo, mas como foi presente do maridão não entra no custo tá? rs





Bandeja de Brechó

Um dia desses ganhei essa bandejinha da minha mãe. Ela achou num brechó e cá entre nós era bem bonitinha mas bem retrô. Decidi dar uma repaginada nela. 3hs de trabalho e o resultado ficou incrível!




Para os materiais, sobrinhas de pastilhas de vidro, rejunte, cola branca e tinta!


Decidi fazer a parte de dentro banca e a de fora verde - ainda tinha uma sobrinha de tinta verde do meu lindo sofá. O nome da cor verde é Fauna da Primavera!


Depois de pintar a parte de dentro e de fora, passei cola banca no fundo e recortei a placa quadrada de pastilhas de modo que elas coubessem no fundo da bandeja.


Quando a cola secar é só colocar o rejunte e esperar secar por umas 5hs. Limpe a sobra com uma esponja e água e prontinho!
Uma bandeja linda para servir ou decorar.






terça-feira, 1 de abril de 2014

Organizando a Cozinha

Estava com esses vidros de conserva (Palmito) e não sabia o que fazer com eles. Foi ai que surgiu a necessidade de organizar uma imensidão de saquinhos no meu armário da cozinha e resolvi resgatá-los e investir neles. 

Veja abaixo como transformar embalagens de vidro em itens de organização muito charmosos para a sua cozinha!


Primeiro os materiais:
- Embalagem de conserva de vidro com tampa;
- Durepoxi;
- Tinta spray automotiva;
- Papel Contact.


Depois de lavar e secar bem os vidros e as tampas, fiz bolinhas com o Durepoxi e coloquei no contro das tampas.

Para quem nunca usou esse material, é muito simples, ele vem em duas barrinhas como se fosse massa de modelar. Corte a mesma quantidade de cada barrinha e amasse as duas juntas até ficar um cinza homogêneo. Ai é só moldar o que quiser.

Precisa esperar no mínimo 12h até estar completamente seco e poder pintar.


Nos vidros, peguei na internet esse formato de etiqueta retrô, imprimi como molde e usei para recortar o papel contact preto. Como o contact é de plástico, você pode escrever o que quiser e depois apagar (limpar com veja ou detergente) e escrever outra coisa caso mude de ideia do que vai guardar no pote.




Como a minha cozinha é preta e branca, usei tinta spray preta para pintar as tampas. Mas colorido ou até estampado também fica legal, é só usar a criatividade!


Depois de secas as tampas, é só encher os potes, fechar e achar um lugar na cozinha para deixá-los!